Festival Internacional
de Fotografia de Cabo Verde
14 NOV. - 12 DEZ.
Mindelo e Porto Novo
Cabo Verde
22 DEZ. 2014 - 31 JAN. 2015
Prémio BCA

O Prémio BCA de Fotografia é uma iniciativa lançada pela Associação Olho-de-Gente (AOJE) e o Banco Comercial do Atlântico (BCA) e pretende promover e incentivar a produção e criação artística nacional no campo da fotografia.
É atribuído pela primeira vez no âmbito da 2ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde (FIFCV), tendo como patrocinador exclusivo o Banco Comercial do Atlântico.
Este é um prémio de âmbito nacional dirigido a fotógrafos amadores ou profissionais residentes em Cabo Verde e pretende distinguir a produção fotográfica de excelência em Cabo Verde, através da atribuição de um prémio no valor de 200.000$00 a um fotógrafo que se destaque pelo seu trabalho fotográfico.
Pretende-se também incentivar a criação artística nacional tendo por base uma lógica de divulgação, reconhecimento e apoio aos fotógrafos nacionais.
A participação é feita através do envio de um portfólio, que será avaliado por um painel de júris nacionais e internacionais. O período de candidaturas está aberto de 22 de Dezembro de 2014 a 31 de Janeiro de 2015.





Regulamento
1. DESTINATÁRIOS

1.1 O presente prémio de fotografia é de âmbito nacional e apenas serão admitidos a concurso cidadãos de nacionalidade cabo-verdiana residentes em Cabo Verde.


2. CANDIDATURAS

2.1 As candidaturas decorrem de 22 de Dezembro de 2014 a 31 de Janeiro de 2015.

2.2 Os concorrentes deverão entregar os seguintes elementos:
a) Nome, endereço de email e cópia do bilhete de identidade (formato Word ou PDF);
b) Portfólio do autor, contendo entre 10 a 20 imagens (em formato JPG ou compiladas num PDF, não devendo o total ultrapassar os 15MB);
c) Breve texto de apresentação sobre o percurso do autor na fotografia (formato Word ou PDF).

2.3 As candidaturas deverão ser entregues através de correio electrónico, para o endereço premiobca@gmail.com, até ao dia 31 de Janeiro de 2015.


3. JÚRI

3.1 A Associação Olho-de-Gente é responsável pela nomeação do presidente do júri, que fará a articulação entre os diferentes membros convidados para a apreciação das candidaturas recebidas.

3.2 A constituição do júri é da responsabilidade da AOJE e do presidente do Júri e deverá ser composto por personalidades nacionais e internacionais de relevo no panorama artístico ligado à fotografia.


4. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1 Os resultados serão divulgados durante o mês de Fevereiro de 2015, após deliberação dos membros do júri, através da imprensa, página facebook do FIFCV e AOJE e página web do FIFCV.

4.2 Das candidaturas apresentadas e validadas será escolhido um vencedor.

4.3 O Júri poderá ainda decidir sobre a atribuição de menções honrosas.


5. PRÉMIO

5.1 O valor do prémio a atribuir é de 200.000$00 e reverterá ao autor que apresentar o portfólio seleccionado pelo painel de júris.


6. EXPOSIÇÃO

6.1 O autor vencedor deverá desenvolver um projecto fotográfico a ser apresentado no âmbito da 3ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde, em formato a definir.

6.2 A Associação Olho-de-Gente irá trabalhar em conjunto com o autor vencedor para a definição e acompanhamento do projecto a desenvolver, assim como a concepção e montagem da exposição.


7. UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS

7.1 O autor vencedor cederá os direitos de reprodução das imagens apresentadas a concurso, para efeitos de divulgação do Prémio BCA de Fotografia, assim como eventual catálogo que se venha a produzir.

7.2 Qualquer outra utilização será objecto de acordo entre AOJE/BCA e o autor.

7.3 Ao BCA reserva-se o direito de preferência para produção de uma fotografia do autor vencedor para integração na sua colecção privada.


8. ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO

8.1 O presente regulamento poderá ser alterado pelas entidades organizadoras e o painel de júris convidado.



Se tiver alguma dúvida, deverá contactar-nos através do e-mail premiobca@gmail.com.