Festival Internacional
de Fotografia de Cabo Verde
14 NOV. - 12 DEZ.
Mindelo e Porto Novo
Cabo Verde
OPEN CALL / Artistas Seleccinados

Leonardo Carrato[Brasil]

Formado em administração de empresas, com pós-graduação em logística e mestrado em economia, Leonardo Carrato foi preparado para uma carreira executiva, onde trabalhou intensamente em uma multinacional como ALL Logística. Mas largou tudo em meados de 2012 para uma jornada diferente: a fotografia.

Movido pelo sentimento de inquietação, Leo está em busca da imagem perfeita. Aquela que faz perder, que faz achar, que confunde, que dá certeza. E que sensibiliza, acima de tudo. Os trabalhos são uma amostra desta busca. Um mergulho na realidade. Uma inspiração no profundo.




O Ano Século, 2013

O projeto reflete basicamente os protestos de rua no Rio de Janeiro que se iniciaram em junho de 2013. Tiveram início contra o aumento da tarifa de ônibus, mas a sequência foi de luta pelos direitos humanos. Esta luta surgiu a partir da truculência da força policial contra manifestantes no dia 20 de junho quando aproximadamente 1 milhão de pessoas foram as ruas insatisfeitas com o modo em que o país é governado. Tivemos muitas prisões arbitrárias, algumas pessoas desaparecidas, ameaçadas, sequestradas e agredidas fisicamente com bala de borracha, cassetetes, gás lacrimogênio e tiros de arma letal. Nas fotos vemos pessoas que, de peito aberto e alma lavada, lutam pelos seus direitos negados veementemente pelos seus "representantes". Todos querendo ser cidadãos. Pela primeira vez na vida. Protestos diários e 24 horas por dia. O povo mudou e 2013 ficará eternamente nos corações e nas mentes dos que participaram da maior revolução do Brasil.